Como compor uma música


como compor uma musica iconApenas uma página de internet é pouco para ensinar como compor uma música. Mas aqui vão algumas dicas importantes, que podem ajudar você a começar…

 

Para quem não sabe tocar nenhum instrumento

Quem não tem conhecimento de música pode compor. Geralmente apenas a letra. Mas é possível fazer a melodia também, com um pouco de imaginação. Tente aí… Pense numa frase curta e ao invés de falar a frase, procure cantá-la. É isso. Com um pouco de prática, você acaba fazendo letra e melodia intuitivamente.

É fácil? Não, não é.O seu nível de musicalidade é que vai ditar o resultado. Mas não é necessário ser um gênio da música. E é possível treinar.

Muitas crianças, por exemplo, em brincadeiras e “discussões” às vezes zombam da outra criança, cantando uma frase, ao invés de falar a frase. Você já deve ter feito e visto… É aquilo: “Fulano é um bobão… fulano é um bobão… ele não me pega…”.

Você é capaz de cantarolar uma frase assim. E é capaz de cantarolar outras. E a partir daí talvez construir uma melodia.

Por outro lado, nada de mal em fazer somente a letra.

Entretanto, procure sempre escutar e prestar muita atenção às músicas que fizeram e fazem sucesso. É muito comum alguém mostrar uma “letra de música” que fez… Eu olho e penso: “Isso não é letra de música nada…”. Duas dúzias de palavras colocadas juntas não fazem uma letra de música.

Um poema, poesia também não é letra de música. É preciso aprender a fazer letras. Se você já fez alguma, compare com as músicas que tocam hoje em dia. Ou mesmo as antigas? Está parecido? Mesmo? Tem certeza?

No meu manual Técnicas para compor música você vai saber exatamente como fazer uma letra de música.

Para quem toca algum instrumento

Se você já toca algum instrumento musical, tanto melhor. Mas também não quer dizer que a melodia irá sair como num passe de mágica. Sempre é preciso aprender. E, assim como acontece com a letra, uma melodia não é um punhado de notas colocadas juntas.

A técnica de cantar a letra para fazer a melodia também vale para você. E dependendo da extensao dos seus conhecimentos do instrumento, você pode ir fazendo tudo junto… letra mais melodia mais acordes.

No início… ai, ai, ai… não é muito fácil. É preciso persistir, treinar. Fazer a primeira… que provavelmente não será “aquelas coisas”, mas sempre é um começo.

Veja o vídeo com algumas dicas

A primeira música que eu fiz… arrrammm… acho que você não iria querer ouvir. E é assim com todos. Até os mais famosos compositores têm ali no fundo do baú coisas que você nem queira imaginar. eles erraram, tentaram, tentaram novamente. Foram estudando, aprimorando, melhorando aqui e ali. Até chegarem ao ponto de saber realmente como compor uma música. Você também pode melhorar. Mas é preciso estudar, treinar. E não desistir facilmente.